[Resenha/Filme] O Hobbit: uma jornada inesperada

hobbit-dwarves-poster

Título original: The Hobbit: An Unexpected Journey

Ano: 2012

Diretor: Peter Jackson

Tempo de filme: 169 min.

Fui no cinema sem esperar nada de O Hobbit: uma jornada inesperada, dirigido pelo já familiar com adaptações de Tolkien para o cinema Peter Jackson. Devo já salientar que eu não sou fã de Tolkien (apesar de gostar dos filmes e respeitar demais o autor pelo universo que criou, porém acho que os enredos dele em si são pobres, com personagens rasos e outras coisas que aqui não cabem). E aí veio o anúncio de que o livro (O Hobbit) seria adaptado em três filmes… isso não me agradou muito, pois me soou (e ainda soa) a começão de dinheiro).

Esperava um filme visualmente bonito e só. Vi em 2D, porque não há coisa mais odiosa do que colocar um óculos sobre os meus já odiosos óculos que uso obrigatoriamente.

E eis que queimei a língua bonito. Que filmaço, achei melhor do que qualquer um dos três filmes de O Senhor dos Anéis… mas por quê?

Porque o filme é divertido demais, é engraçado, até as musiquinhas (coisas que odeio em filmes) passam rápido. O filme te prende e te dá vontade de que ele não acabe nunca.

Os personagens são engraçados e divertidos, os anões estão sempre de bom humor e são valentes pra caramba (a não ser o Thorin, azedo pacas). E o Bilbo é um Hobbit, mas é o hobbit mais interessante de todos, somente o Sam me fazia afeiçoar dos Hobbits de LOTR, mas Bilbo Bolseiro é sem dúvidas o melhor de todos.

New-The-Hobbit-Poster1

Bilbo Bolseiro

E o Gandalf está também infinitamente mais divertido. Ele não tem aquele ar taciturno e pessimista, e até algumas vezes desesperado, de O Senhor dos Anéis. Gandalf aqui faz piadas e dá bons conselhos, manda frases de efeito e apresenta bastante do mundo aos anões e ao Bilbo. Isso sem contar que vemos um novo mago: Radagast, piradão e chapadão, uma figuraça.

Nem preciso falar da fotografia fantástica do filme né? E nem do trabalho de maquiagem. A única coisa tecnicamente esquisita que achei foram os pés do Bilbo. Tá na cara que são pantufas/chinelos daquela forma, os dedos você percebe que não têm mobilidade… bem, foda-se, eu não lembro se em SdA também dá essa impressão. Trilha sonora também de primeira.

E a trilha sonora é uma das melhores de todos os tempos. Em momentos de tensão ou batalha lembra à d’O Senhor dos Anéis, mas possui um clima mais leve no geral, com composições que se sobressaem durante as cenas, algo que não é qualquer trilha que consegue! Confira a música abaixo, uma das cantadas durante o filme:

Enfim, queimei a língua e estou feliz por ter isso. Mas ainda estou muito cético quanto a ser uma trilogia, visto que em UM filme de três horas já passamos de metade do livro (a metade que eu li, há uns 7, 8 anos atrás, quando tentei ter saco de ler Tolkien – e não dá certo até hoje).

O filme é épico em um nível diferente de O Senhor dos Anéis. Provavelmente daqui a alguns anos veremos ele na Sessão da Tarde (quando já tiver reprisado 100 vezes na Tela Quente), por ser um filme leve, descontraído, divertido e descompromissado, apesar de ser muito, mas muito bem produzido (o que já era de se esperar).

Nota: 5 estrelas (em um total de 5) – Um MUST watch!

About Neto

Formado em História em 2011 pela UNESP Franca.

Posted on December 19, 2012, in Resenhas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 3 Comments.

  1. parabens pelo blog, cara.
    acompanharei.

    • Valeu, Vilela! Todo esse lance de resenhar livros e filmes é novo pra mim, mas vou dar o melhor de mim hehe

      Além de ser algo bom, pois pretendo catalogar aqui tudo que assistir e ler hehehe

  1. Pingback: [Fran's Review] Lego Lord of the Rings « Jogador Pensante

Leave a Reply

